Aneurisma de aorta
Aneurisma de aorta
Aneurisma é a dilatação anormal e localizada de um vaso sanguíneo. Pode acometer a aorta, artérias ilíacas, femorais, poplíteas, carotídeas e artérias viscerais, entre outras. A maioria dos pacientes com aneurisma de aorta são assintomáticos ou apresentam a sensação de coração batendo no abdômen sendo diagnosticados durante exame médico de rotina ou a realização de algum exame complementar como ecografia abdominal total. Dor abdominal ou lombar severa, associada à hipotensão podem indicar ruptura do aneurisma, situação de alta mortalidade. O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para evitar a progressão e o risco de rotura do aneurisma.
Para a confirmação, o Ecografia com Doppler da aorta é o exame inicial de escolha. Outros exames como Angiotomografia podem ser necessários para o planejamento do tratamento. Aneurisma pequenos em geral necessitam de acompanhamento e tratamento de fatores de risco como hipertensão, tabagismo e dislipidemia. Naqueles com aneurismas grandes, crescimento rápido ou sintomas sugestivos de ruptura pode ser indicada a correção do aneurisma que é realizada por técnica endovascular ou cirurgia convencional.
Tratamento Endovascular do Aneurisma de Aorta
Na técnica endovascular o aneurisma é substituído pela endoprótese, um tubo sintético associado a um stent. A endoprótese é colocada e fixada dentro da aorta e do aneurisma através de uma punção ou incisão na virilha acompanhado pelo raio x. O sangue passa dentro da endoprótese e não contacta diretamente com a parede do aneurisma. Nesta técnica não existe incisão no abdómen, sendo a recuperação mais rápida e com menor tempo de internação hospitalar.
Cirurgia convencional do Aneurisma de Aorta
Através de uma incisão no abdómen o aneurisma é substituído por um tubo sintético. Este tubo é suturado à aorta em local acima e abaixo do aneurisma onde a artéria está sadia. O sangue passa dentro do tubo sintético e não contacta diretamente com a parede frágil do aneurisma.