top of page

Linfedema 

vascular.jpg

Linfedema 

 

O linfedema é uma doença crônica e progressiva que se manifesta pelo inchaço de uma parte do corpo, normalmente membro superior ou inferior. Ocorre quando a capacidade de transporte da linfa, está prejudicada por malformação, dilatação ou obstrução dos canais linfáticos. Há um aumento progressivo do volume do membro por acúmulo de líquido e proteínas no tecido subcutâneo e uma alteração, gradativa, da pele e subcutâneo com importantes repercussões funcionais e estéticas que alteram a qualidade de vida. 

A linfa auxilia no sistema imunológico retirando as impurezas e como consequência da diminuição da imunidade local, secundária a uma disfunção da circulação linfática, o membro com linfedema pode desenvolver infecções bacterianas frequentes conhecidas com erisipela. O processo inflamatório, ocasionado pelas infecções, piora o linfedema e agrava a fibrose tecidual o que aumenta o volume e o peso do membro e limita ainda mais suas funções. 

As principais causas são traumatismo, ressecção cirúrgica ou irradiação de linfonodos, neoplasias, elefantíase, infecções de repetição (erisipelas) e em alguns casos é congênito. O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para evitar a progressão do linfedema para as formas avançadas e limitantes da doença. 

bottom of page