top of page
rim-rins-renal-shutterstock-800_edited.j

Nefropatia Diabética

Nefropatia Diabética

O Diabetes Mellitus  é uma doença que se caracteriza pela dificuldade do organismo em manter os níveis normais de glicemia (açúcar no sangue). O diabetes pode acarretar complicações em diversos órgãos, e quando a doença se manifesta nos rins, é chamada de nefropatia diabética.

O Diabetes Mellitus é uma das maiores causas de doença renal crônica terminal no mundo.

 A Doença Renal Crônica associada ao Diabetes se instala de maneira gradativa, assintomática, evoluindo com perda de função renal e a necessidade de tratamento com diálise ou transplante.

O diagnóstico da nefropatia diabética é realizado através de exame de urina, para avaliação da albuminúria. Nas fases mais avançadas da doença, pode haver a presença de proteína na urina e elevação nos níveis sanguíneos de creatinina e ureia.

O tratamento da nefropatia diabética consiste nos cuidados com o Diabetes, controle rígido da pressão arterial e do peso e utilização de medicações específicas para impedir o avanço da doença.

Quanto mais precoce for iniciado o acompanhamento com nefrologista, melhores serão as chances de se atenuarem as manifestações renais da doença
 

bottom of page