top of page
vascular.jpg

Trombose Venosa Profunda 

Trombose Venosa Profunda 

 

A trombose venosa venosa profunda (TVP) é a doença causada pela formação de coágulos (trombos) de sangue dentro de uma veia. O local mais acometido é o membro inferior e tem como principais sintomas iniciais o edema, pela dificuldade de retorno do sangue, e a dor devido ao processo inflamatório causado pelo coágulo. Algumas vezes o primeiro sinal de que a pessoa está com trombose venosa é a embolia pulmonar (o trombo se desloca pela circulação venosa até atingir o pulmão) com sintomas como falta de ar, dor para respirar e em casos mais severos até a morte. 

O uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal, varizes, tabagismo, obesidade, tumores malignos, insuficiência cardíaca, gestação e o pós-parto, inatividade prolongada, viagem aérea prolongada, realização de cirurgia recente e história de trombose prévia ou familiar são as principais condições predisponentes. 

Para a confirmação, o Ecografia com Doppler do sistema venoso do membro inferior é o exame de escolha.

É um exame indolor, que não utiliza contraste ou radiação, que nos fornece dados fundamentais sobre a localização e extensão do trombo. Além deste exame também pode ser realizado o diagnóstico através da tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. 

A maioria dos casos é tratada com o uso de medicamentos anticoagulantes que tem por objetivos evitar a embolia pulmonar, a extensão da trombose e, secundariamente, a recorrência da trombose e sequelas como a perna acometida ficar mais inchada, escura e até surgimento de feridas. Outras opções de tratamento, utilizadas para casos muito selecionados, são: 

 

Implante de filtro de veia cava inferior 

Para aqueles casos em que existe contraindicação ao uso de medicamentos anticoagulantes e algumas situações especiais como um paciente que está com uma trombose aguda e necessita realizar algum procedimento cirúrgico, uma alternativa é o implante do filtro de veia cava inferior. Este filtro consiste em um dispositivo de metal, que se assemelha a um guarda-chuva e se destina a evitar a progressão dos coágulos sanguíneos dos membros inferiores para o pulmão. 

O implante do filtro é um procedimento endovascular, realizado no Centro Cirúrgico ou em sala de hemodinâmica através de uma punção realizada na região inguinal, para acesso de veia femoral, ou no pescoço, para acesso de veia jugular, e insere-se e libera- se o dispositivo na veia cava inferior. 

 

Tratamento fibrinolítico da trombose venosa profunda 

O tratamento fibrinolítico para trombose venosa profunda, realizado em regime hospitalar, consiste na infusão de medicamentos diretamente no local da trombose que dissolvem os coágulos das veias. A grande vantagem desta abordagem é a rápida resolução do quadro de trombose e possível prevenção de seqüelas graves tardias. Porém o procedimento não se aplica a todos, a seleção dos pacientes é importante pois o procedimento também envolve riscos. 

bottom of page