top of page

Varizes e Vasinhos 

vascular.jpg

Varizes e Vasinhos 

 

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que acometem, mais comumente, os membros inferoires. Telangiectasias, mais conhecidos por microvasos ou vasinhos, são vasos muito finos, avermelhados ou azulados, aparentes na superfície da pele. 

Além da questão estética, pode apresentar sintomas de dor, queimação, sensação de peso e edema (inchaço) nas pernas. Os sintomas são agravados após períodos de longa permanência em pé ou sentado, calor e próximos da menstruação e gestação. Nos estágios mais severos da doença podem causar alterações de textura e coloração da pele, formação úlceras (feridas) e até um aumento de chance de trombose venosa profunda. 

Presente nas pernas da maioria das mulheres e em alguns homens tem como principais fatores de risco hereditariedade, sexo feminino, uso de hormônios (anticoncepcionais ou reposição hormonal), obesidade, sedentarismo, gravidez e ficar muito em pé ou sentado. 

O diagnóstico é realizado pelo exame físico e a Ecografia com Doppler do sistema venoso dos membros inferiores.

É um exame indolor, que não utiliza contraste ou radiação, que nos fornece dados fundamentais como o calibre das veias, seu fluxo ou refluxo e presença de trombose recente ou antiga. Na maioria dos casos é o exame de escolha e suficiente para o planejamento terapêutico. 

A escolha do tratamento depende do tipo, localização e extensão das varizes, da condição clínica e expectativa estética do paciente. Os principais tratamentos realizados atualmente são: 

 

Escleroterapia convencional 

Escleroterapia convencional é um método realizado para tratamento e consequente desaparecimento de varizes e telangectasias (vasinhos). Consiste na aplicação através de uma microagulha de um medicamento líquido, chamado de esclerosante, dentro das veias visíveis provocando o seu fechamento e desaparecimento. É comum que sejam necessárias algumas sessões para a conclusão do tratamento. O tratamento é realizado no consultório e costuma ser bem tolerado, eficaz e sem complicações quando é executado adequadamente, permitindo o retorno imediato às atividades normais. 

 

Escleroterapia por espuma densa 

Escleroterapia por Espuma densa é um método realizado para tratamento e consequente desaparecimento de varizes. Consiste na aplicação, dentro de veias varicosas, de espuma densa, produzida através da agitação de um medicamento. A espuma facilita o contato do medicamento com a parede da veia varicosa, facilitando seu fechamento. Na maioria dos casos é utilizado um aparelho de Ultrassom que, além localizar com precisão a veia a ser tratada, permite monitorar o avanço da espuma assim como o resultado, posteriormente. É um tratamento realizado no consultório e permite retorno precoce às atividades normais. 

 

Tratamento de varizes com Endolaser 

A cirurgia através do endolaser (laser endovenoso) é um método minimamente invasivo, no qual a cirurgia é realizada para tratar varizes, principalmente nas veias safenas e veias perfurantes. Ocorre a obliteração da veia pela energia do laser, sem a necessidade de remoção cirúrgica. Uma fibra óptica é colocada dentro da veia através de uma punção sendo aplicado a energia pelo laser que oblitera e destrói a veia pelo calor, sem a necessidade de sua remoção cirúrgica. 

 

Microcirurgia de varizes 

Neste procedimento são feitas microincisões para remoção das veias. Os cortes são tão pequenos que dispensam pontos e em grande parte dos casos não deixam cicatrizes perceptíveis. A paciente não necessita de internação após a microcirurgia, retornando no mesmo dia para casa. Como há poucos efeitos colaterais, a recuperação é bastante rápida e o retorno às atividades diárias pode ocorrer em poucos dias, assim como a realização de atividades físicas. É importante alertar para o fato de que a retirada das veias não prejudica a circulação do sangue, pois os vasos saudáveis encarregam-se de manter o retorno do fluxo de sangue normalmente. 

bottom of page